Sensor de automação previne até inundações

Famosa por suas soluções inovadoras em automação residencial, a empresa Fibaro desenvolveu um flood sensor (sensor de inundação para uso doméstico). O aparelho tem o formato de uma gota d’água e utiliza sondas telescópicas para detectar problemas causados por vazamentos em qualquer área de uma residência.

De acordo com a Fibaro, o sensor funciona integrado a uma rede de automação Home Center 2, da mesma marca, ou a qualquer dispositivo de alarme. O objetivo é monitorar a casa inteira e permitir providências rápidas em caso de perigo, diz a empresa. Com um módulo interno para detecção de movimentos, o sensor pode ser programado para enviar mensagens de alerta aos moradores, via celular, caso estes tenham saído. Microtelescópios fazem a varredura do ambiente em tempo real, e leds luminosos se acendem caso necessário.

A Fibaro informa também que o sensor é capaz de identificar superaquecimento, graças a um dispositivo interno que mede a temperatura ambiente. Caso haja uma alteração brusca, que possa indicar incêndio, o sensor é acionado automaticamente. Outra função do sensor seria detectar pequenos vazamentos na tubulação da casa, alertando para a necessidade de conserto. O problema é mais comum do que pode parecer, principalmente em casas com quintas, jardins, piscinas e banheiras. Mas pode ocorrer também em apartamentos, com o uso de máquinas de lavar.

Segundo o fabricante, o dispositivo é revestido de plástico brilhante para não interferir esteticamente no ambiente. Pode ser mantido num canto junto à parede, com alimentação por bateria ou pela tomada elétrica, e seu tamanho em miniatura (pouco maior que um sabonete) permite a instalação discreta em qualquer espaço.

Fonte: Revista Home Theater